ATIVIDADES

Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras empenhados no combate à invasão das vespas velutinas equiparam-se com dois fatos de apicultores, um pulverizador para aplicação de inseticidas (permetrina, cipermetrina, deltametrina ou SO2) e um aparelho para incineração a gás.

Vários ninhos das vespas asiáticas como vulgarmente são conhecidas foram localizados nos últimos dias em vários pontos do município de Felgueiras, nas freguesias de Idães, Margaride, Rande, Sendim e Vila Cova da Lixa.

Correspondendo a duas solicitações, os Bombeiros Voluntários de Felgueiras com a colaboração do Veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, procederam à destruição de dois ninhos desses insetos.

Esta vespa originária da China terá sido introduzida acidentalmente na França, tendo-se espalhado pelo norte de Espanha e pelo norte de Portugal sendo um predador de outras vespas e abelhas, afetando diretamente a produção de mel com a destruição massiva dos apiários e indiretamente a agricultura pondo em risco as próximas colheitas de frutos, tendo em conta que os principais agentes da polinização são as abelhas.

A Vespa Velutina pode atingir 3cm de tamanho não é considerada mais perigosa para os seres humanos do que a vespa europeia, e só atacam quando se sentem ameaçadas.

Os seus ninhos de forma redonda ou de pera pode atingir cerca de 80 cm de diâmetro e por norma é feito em locais com alguma altitude, geralmente nas cornijas das casas ou em árvores com alturas superiores a 5 metros.