F.A.Q.

INÍCIOF.A.Q.
PERGUNTAS FREQUENTES

EM QUALQUER CASO DE EMERGÊNCIA, DE NORTE A SUL DO PAÍS, O NÚMERO 112 – NÚMERO EUROPEU DE EMERGÊNCIA – PODE SER LIGADO ATRAVÉS DOS TELEFONES DAS REDES FIXA E MÓVEL. A CHAMADA É GRATUITA E É ATENDIDA DE IMEDIATO PELOS CENTROS DE EMERGÊNCIA QUE ACCIONAM OS SISTEMAS MÉDICO, POLICIAL E DE INCÊNDIO, CONSOANTE A SITUAÇÃO VERIFICADA.

O Número de Emergência 112 deve ser utilizado, entre outras situações (desacatos, assaltos), nas seguintes:

• Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos, quer se refiram a peões atropelados, quer a indivíduos transportados nas viaturas sinistradas.
  • Acidentes no trabalho: os variados casos de sinistro individual ou colectivo ocorridos nos locais de trabalho (fábricas, oficinas, obras, escritórios, armazéns, etc.).
  • Acidentes no desporto: os sinistrados resultantes da prática das diversas actividades desportivas, tanto de competição como de recreio.
  • Quedas: quando as suas consequências exijam transporte em ambulância.
  • Doença súbita: os casos dos indivíduos acometidos de doença que aparente exigir intervenção hospitalar (dor no peito, falta de ar, perda de conhecimento e outras situações de perigo de vida).
  • Agressão: os casos de indivíduos feridos por agressão que exijam tratamento hospitalar.
  • Intoxicações: os casos de envenenamento, acidental ou não, fugas de gás, etc.
  • Afogamento: todos os casos em que o acidente resultou de submersão.
  • Alcoolismo: todos os casos em que, por virtude de intoxicação alcoólica aguda, esteja em perigo a vida do indivíduo.
  • Partos súbitos: os casos de parto iminente.
  • Incêndios urbanos
  • Incêndios florestais: se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato (em alternativa pode utilizar, ainda, o 117).

AS CENTRAIS DE EMERGÊNCIA ACTIVAM OS MEIOS DE SOCORRO ADEQUADOS DE ACORDO COM A SUA INFORMAÇÃO.

ANTES DE LIGAR 112, INFORME-SE SOBRE OS PORMENORES QUE A CENTRAL TEM NECESSIDADE DE CONHECER:

• ONDE (local exacto da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência.
  • O QUÊ (tipo de ocorrência: acidente, incêndio florestal ou outro, parto, doença súbita, intoxicação, etc.).
  • QUEM (Vítima/doente, número de vítimas, queixas).

A EFICÁCIA DO SOCORRO DEPENDE DA SUA COLABORAÇÃO.

Em caso de acidente, tente saber e comunique:

Tipo de acidente (atropelamento, acidente de viação – moto, ligeiro, pesado – queda, etc.).

• Quem? (número de vítimas, estado das vítimas – consciente, inconsciente, hemorragias, etc.).
  • Complicações (queda num rio, encarcerado num carro, etc.).
  • Riscos associados (incêndio, derramamento de substâncias perigosas, etc.).

Em caso de parto, tente saber e comunique:

• Tempo de gravidez.

• Se está ou não com contracções (de quantos em quantos minutos).

• Se teve algum problema durante a gravidez.

• Quantos filhos teve?

Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:

• Queixa principal.

• Há quanto tempo se iniciou.

• Quais são os sintomas associados?

• Doenças conhecidas.

A SUA COLABORAÇÃO É FUNDAMENTAL SEMPRE QUE SE ENCONTRE EM RISCO A VIDA HUMANA. PRESTE ATENÇÃO ÀS PERGUNTAS EFECTUADAS, RESPONDA COM CALMA E SIGA AS INSTRUÇÕES INDICADAS.